PORQUE CONSUMIR MAIS ALIMENTOS INTEGRAIS 

Já tem comprovações cientificas que consumindo mais fibras e cereais integrais eles aderem a gordura, diminuindo a sua absorção pelo organismo, evitando assim o excesso de gordura saturada na circulação do sangue, sendo assim facilitando a ação da insulina em transportar a glicose para dentro das células. 

Quanto mais ingestão de alimentos gordurosos, frituras etc. maior será a quantidade de gorduras saturadas presentes na circulação do sangue; o excesso de gordura saturada, maior produção de insulina pelo pâncreas.  Esta gordura saturada em excesso é muito toxica  para as células do pâncreas que produzem insulina. Em decorrência, com menor produção de insulina e excesso de gordura saturada dificulta sua função e surge diabete tipo 2. 

No diabete tipo 1 o agravante são as proteínas de leite que originam anticorpos contra elas, os quais podem causar alterações   degenerativas nas células pancreáticas produtoras de insulina causando a redução da insulina. 

Optando por uma alimentação mais rica em fibras e cereais integrais, diminui muito a probabilidade de desenvolvimento de doenças como diabete, arteriosclerose e problemas cardiovasculares, do que pessoas que tem uma alimentação rica em gorduras saturadas, frituras, produtos industrializados, embutidos e enlatados, bem como leite e derivados do leite de origem animal e proteína de origem animal principalmente a de porco. 

Quanto mais fibra ingerimos e mais alimentos integrais, menos insulina teremos circundante em nossa corrente sanguínea, pois se deve ao fato de as fibras diminuírem a absorção intestinal de gorduras para o sangue.  

Por outro lado, o excesso de gordura no sangue aumenta a resistência a ação da insulina, necessitando aumentar o nível da insulina no sangue. 

Recomenda-se comer arroz integral, assim como se recomenda o uso de farinha de trigo integral para a confecção de pães, bolos, tortas, pizzas, etc. 

Substitua a farinha de trigo branca por farinha de centeio, integral e aveia. 

 

PÃO INTEGRAL

 

INGREDIENTES 

2 copo de agua morna 

1 ovo 

2 colher de sobremesa de bicabornato de sódio( ou fermento) 

Sal a gosto ( 1 colher) 

2 colher de oleo de coco 

1 colher de mel 

1 copo de aveia 

1 copo de farinha de centeio 

4 copo de farinha de trigo integral 

½ copo de semente de linhaça, gergelim e chia  

Se preferir pode usar 1 colher de goma xantana 

MODO DE PREPARO 

Dissolva o bicabornato de sódio ou fermento em água morna, acrescente o restante dos ingredientes e amasse até ficar uma massa homogenia. Colocar em uma forma e deixar em repouso por 2 horas coloque assar em forno pré  aquecido no mínimo por 30 minutos 

www.changelife.com.br 

www.bemvivernaturais.com.br 

Sonia Martim Braun 

Terapias Alternativas e Complementares a Saúde